Blog

Como o diabetes pode interferir na vida do homem?

O Diabetes Mellitus é uma das doenças mais frequentes em nosso meio. Ela é caracterizada por aumento dos níveis de açúcar no sangue, a glicemia. O açúcar que falo aqui é a glicose, uma molécula que vem de alimentos como o pão, a farinha, os cereais de forma geral e não apenas de alimentos doces como chocolate, bolos, balas etc. A glicose é a principal fonte de energia das nossas células e para estar disponível como “combustível” para o funcionamento de toda a maquinaria celular é necessário que ela esteja dentro da célula. Para que isso aconteça, dispomos de um carregador natural da glicose: a INSULINA.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, glândula que fica muito próximo do estômago e início do intestino delgado. Ela consegue abrir as portas da célula para a glicose entrar e servir como fonte de energia. O diabetes acontece, resumidamente, quando temos a deficiência da produção deste hormônio. Com isso, a glicose que comemos e foi absorvida no intestino é incapaz de entrar dentro da célula, onde seria quebrada e consumida como fonte de energia. Como consequência, a quantidade de glicose no sangue aumenta e temos, então, a elevação da GLICEMIA.

O açúcar em excesso no sangue acaba por provocar lesões em pequenos vasos sanguíneos, os capilares, que são estruturas microscópicas e não conseguimos ver aos olhos nus. Esses vasinhos lesados, se obstruem e a falta de oxigênio pelo problema na circulação começa a lesionar as estruturas. Lesão da retina, lesão do rim, lesão das extremidades são extremamente frequentes.

No caso específico da saúde do homem, além das preocupações com os olhos, coração, cérebro, temos uma grande preocupação com a função erétil. A obstrução dos pequenos capilares que levam o sangue rico em oxigênio para os nervos do pênis faz com que a sensibilidade do órgão masculino fique reduzida e, com isso, os estímulos que levariam à excitação perdem a intensidade. Além disso, a própria lesão vascular dos capilares pode dificultar a ereção por diminuir o influxo de sangue no tecido peniano.

Outra complicação causada pelo diabetes é a aceleração da formação de placas de gorduras nas paredes das artérias e a consequente obstrução das artérias do pênis.
Então pessoal, essa é uma doença que exige muito o nosso cuidado e, devido à falta de sintomas imediatos no momento do diagnóstico, ela acaba sendo maltratada durante anos. Não devemos deixar isso acontecer. O diabetes precisa ser controlado desde o início para prevenirmos as suas complicações e vivermos mais e melhor.